5 de setembro de 2016

Breves notas quase-literárias (X): Navegando nas letras capixabas

Você, leitor, provavelmente lê jornais para se atualizar, mas não tem o hábito de ler livros. Acertei? Se não, me desculpe; mas se é assim, saiba que você não está pouco acompanhado: o último censo Retratos da Leitura feito no Brasil, em 2015, apontou que 44% da população não lê livros. Menos da metade, é certo, mas ainda assim é muita gente, numa população de aproximadamente 200 milhões. Outro dado interessante: entre os que não leem, 47% preferem navegar na internet. E é esse o móvel desta conversa: existem livros inteiros disponibilizados na internet! Que tal dar uma olhada neles, sem precisar ficar off line?

Exemplo: livros de autores do Espírito Santo - os aqui nascidos, aqui radicados, que aqui produzem ou escrevem sobre nossa terra. Abra o Google e comecemos. Há pouco foi disponibilizado no site Estação Capixaba (procure) o livro A baixa de Matias, ordenança do Conde dos Arcos, vice-rei do Rio de Janeiro; primeira novela de mistério escrita no Brasil, por Azambuja Suzano, professor, deputado, advogado, carioca radicado no Espírito Santo onde morreu, em 1873.

Prossigamos na navegação; vamos ao site Tertúlia Capixaba, do escritor Pedro J. Nunes, e nos deparamos lá com texto integral de outros autores capixabas: exemplo, A nau decapitada, de Luiz Guilherme Santos Neves, baseada em fato verídico e pitoresco acontecido com José Joaquim Machado de Oliveira, que assumiria a presidência da Província do Espírito Santo em 1840. Prefere outras tramas, mais modernas? Procure no mesmo site pelos livros de Adilson Vilaça, Francisco Grijó e Herbert Farias, todos para leitura on line.   

Digamos que não queira começar por livros seu contato com os autores capixabas; afinal o tempo é curto e um longo período de leitura no computador pode ser desconfortável. Conheça-os, então, por meio de contos e textos menores, de leitura rápida. Retorne ao site Tertúlia Capixaba e procure a coluna “A Certos Respeitos”, do citado Luiz Guilherme Santos Neves: você sabia que pelo centro histórico de Vitória voluteia um fantasma? Vez por outra a aparição encontra o autor, desfiando dedos de prosa, sempre irônica, sobre fatos relativos à nossa cidade. Digamos que prefira histórias policiais: procure, no site Estação Capixaba, a série “Chapot Presvot, 272”, do mesmo autor.

Autores da nova geração? Vá ao blog da Sarah Vervloet, o “Chá de chama”, e leia o e-book do seu livro de contos A superfície do mundo, publicado pela Secult. Ou então vá até o site “Livros por Lívia” e confira dicas de novos autores - mas aí nem todas elas disponíveis on line.

A esta altura você pode estar querendo conhecer melhor a Literatura produzida aqui. Volte ainda uma vez ao site Estação Capixaba, procure o Mapa da literatura brasileira feita no Espírito Santo, por Reinaldo Santos Neves, e comece a se familiarizar com as nossas letras, desde o início da aventura da escrita por estas terras.


Se ficou interessado, aventure-se sozinho. Verá que são inúmeros os nossos bons autores, inúmeras as maneiras de conhecê-los. Foram aqui umas poucas sugestões. Aceite, então, a última: por que não começar seu contato com a Literatura produzida no Espírito Santo neste 25 de julho, o Dia do Escritor? Seria bela homenagem aos nossos escritores.