4 de setembro de 2010

OS 89 ANOS DA ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS


Hoje, dia 04/09, é o dia que ficou na história da cultura capíxaba como da instalação da Academia Espírito-santense de Letras. Foi este o dia, no ano de 1921, em que a Comissão encarregada da redação do Estatuto da Casa o apresentou para aprovação. O que efetivamente aconteceu, naquela quarta sessão extraordinária.

Redigido o documento pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Alarico de Freitas, com os acréscimos de Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel (os outros dois idealizadores da Casa), aprovada a redação, foi assim, regidos por essa normatização, que as sessões preparatórias da instalação se sucederam até à oitava, em 25/09/1923. Fez-se a instalação solene no dia 28 do mesmo mês e ano.

Em honra aos fundadores, segue abaixo a ata da 4.º sessão extraordinária da AEL, preparatória à sua instalação, sessão que se realizou no dia 04 de setembro de 1921, num dos salões da Escola Normal, em Vitória:

Ás quatorze horas do dia quatro de Setembro de mil novecentos e vinte e um, num dos salões da Escola Normal, deste Estado, em Victoria, presentes os Senhores Drs. Cassiano Cardoso Castello, Aristeu Borges de Aguiar, Alarico de Freitas, Archimimo Martins de Mattos, Thiers Vellozo e Srs. Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel, sob a presidência do Exmo. Sr. Bispo Diocesano D. Benedicto Alves de Sousa, - foi aberta a sessão, lida a acta da reunião anterior e assignada por todos, depois de approvada.

Não havendo expediente a ler, passou-se logo á ordem do dia, que constou da discussão dos Estatutos e de sua conseqüente approvação.

Por ordem do Sr. Presidente, o secretario leu o projecto de Estatutos, capitulo a capitulo, os quaes iam, assim, sendo expostos á discussão dos academicos presentes e, depois de commentados e correctos, approvados.

Houve varios debates interessantes, notando-se que todos os circunstantes se esforçaram por produzir um bom trabalho, dotando a Academia de Estatutos claros, concisos, sufficientes. Todos alvitraram emendas judiciosas, correcções opportunas, distinguindo-se, nesses debates, principalmente os Srs. drs. Cassiano Cardoso Castello, Aristeu Borges de Aguiar, Alarico de Freitas, Archimimo Martins de Mattos e o meritíssimo Sr.Bispo Diocesano.

Depois disso o Sr. Bispo mandou que o Secretario desse, na mesma hora, redacçáo definitiva aos Estatutos, que seriam assignados, ficando o projecto original, com as suas emmendas, registado neste livro de actas, como lembrança da organização da Academia. E tudo isso se fez.

A seguir, o dr. Cassiano Cardoso Castello pede a palavra e lembra a vantagem de os organizadores do projecto estatucional ficarem tambem incumbidos da organização do projecto do Regimento Interno da Academia.

É approvada essa proposta, com uma addenda do consocio Sr. Garcia de Rezende, pedindo que essa commissão se compusesse, agora, de quatro membros: Drs. Alarico de Freitas e Aristeu Borges de Aguiar e Srs. Garcia de Rezende – o autor da emenda – e Elpídio Pimentel, com o dever de apresentarem o trabalho na próxima sessão extraordinaria de nossa assembléa literaria.

O professor Elpidio Pimentel pede que seja nomeada uma commissão, para se entender com o professor Aristides Freire, afim de se informar delle, pessoalmente, si aceita ou não o lugar de academico. Que, em homenagem ao seu talento e cultura, lhe offereceram, quando foram acclamados, em 31 de Julho próximo passado, os dez primeiros sócios organizadores, a titulo provisório, de nosso cenáculo literario.

Aceita a lembrança, o Sr. Presidente designa os acadêmicos Alarico de Freitas, Garcia de Rezende e Elpídio Pimentel para se desobrigarem dessa incumbencia.

D. Benedicto de Sousa propõe que se comunique em acta um voto de louvores à Commissão organizadora do projecto de Estatutos pela presteza e cuidado com que se desobrigou dessa tarefa, ao mesmo tempo que felicitava a Academia pela ventura de já possuir, para seu governo, um padrão seguro de orientação, concretizado na letra fundamental de seus dispositivos estatutarios.

Essa proposta foi approvada pela maioria dos presentes.

Depois disso, sem dia fixado para nova sessão, foram suspensos os trabalhos da presente reunião, da qual lavrei esta acta, no mesmo dia, para ser assignada pelo Exmo. Sr. Presidente, demais academicos, que a ouvirem ler e por mim Elpidio Pimentel, que a escrevi.

Victoria, 4 de setembro de 1921.

 
† Benedicto, Bispo Diocesano

Ferreira Coelho

Aristeu Aguiar

Alarico de Freitas

Garcia de Resende

Elpidio Pimentel